Escolha uma Página

A tontura é a desorientação espacial, sem a sensação de estar em movimento, geralmente associada ao desequilíbrio e nauseas. A vertigem é a sensação de rodar, ou o ambiente ou o próprio corpo, podendo estar associada a zumbido, náuseas, vômitos e diminuição da audição.  

Geralmente a sensação de tonturas e/ou vertigens é associada a labirintite, doença a qual corretamente é chamada de labirintopatia, ou seja, uma alteração no nosso labirinto: na cóclea ( caracol responsável pela audição ) e vestíbulo ( responsável pelo equilíbrio ). A labirintopatia é caracterizada pela vertigem “ estou rodando doutor”, pelo desequilíbrio “tenho que me segurar para andar” , pela marcha desviada “ não consigo andar em linha reta” , pela sensação de flutuação “parece que estou andando nas nuvens” , por zumbido, assobios, etc.

As causas da labirintopatia são inúmeras: desde alteraçães com Hipertensão, Diabetes, uso de medicamentos ( alguns antibióticos e anti inflamatórios) , excesso de cafeína, tabagismo, infecções por vírus e bactérias, traumas sonoros, problemas de coluna, alterações na mandíbula, stress, alterações psicológicas, traumatismos cranianos e outros.

Para confirmar ou não a presença e a intensidade de lesões auditivas e/ou vestibulares nos pacientes com tonturas ou vertigens realiza-se o exame Otoneurologico . Esse exame consiste no registro da movimentação dos olhos do paciente (nistagmo) e no estimulo do labirinto com ar quente e frio. Para que seja analisada se há sinais de lesão periférica ( labirinto) ou central ( sistema nervoso) a fim de direcionar o paciente ao correto tratamento clinico.