Escolha uma Página

O Processamento Auditivo Central consiste na análise dos eventos sonoros, ou seja, a interpretação do som pelo córtex cerebral. “ entender o que escuta”.  DPAC é o Disturbio do Processamento Auditivo Central, as pessoas com DPAC escutam os sons, mas tem dificuldades para entender, memorizar e localizar o que ouvem. O DPAC é uma falha do sistema nervoso central. Estima-se que de 2 a 7% da população infantil, apresentam DPAC, sendo a ocorrência maior em meninos, e a causa ainda é desconhecida.  Quando se tem alteração no Processamento Auditivo Central (DPAC) o paciente pode apresentar como sintomas:

Dificuldade de se concentrar em locais barulhentos
Parece não ouvir e não entender bem, pedindo para repetirem as coisas constantemente
Tem dificuldades de realizar uma sequencia de tarefas solicitadas
Não acompanha diálogos muito longos, a pessoa “ vive no mundo da lua”
Tem dificuldade de leitura, interpretação, vocabulário, escrita e idiomas.
Tem falta de foco e alta distração Levando a criança ao atraso escolar. Ao adolescente ter um baixo desempenho acadêmico e ao adulto uma dificuldade no seu trabalho.

 Para fazer o diagnóstico realiza-se um exame chamado Avaliação do Processamento Auditivo Central, Esse exame verifica a habilidade auditiva do paciente, para propor estratégias de terapias. O exame consiste em realizar primeiramente a avaliação audiológica através da audiometria e impedanciometria para posteriormente realizar testes auditivos especiais, para avaliar o funcionamento do sistema auditivo central e habilidades auditivas. Em nossa clinica, realizamos o exame em pacientes acima de 7 anos de idade, e devido ser um exame demorado e minucioso, dura em media 2 horas, ele pode ser realizado com intervalo ou em dias diferentes.